Investimento Internacional
Os investimentos internacionais estão se tornando cada vez mais acessíveis. Esse movimento é motivado pelo número crescente de pessoas que procuram maneiras de diversificar seus investimentos e proteger seus ativos dos riscos de concentrar todo seu patrimônio no Brasil. Se você está pensando em começar a orientar clientes na jornada para o mundo offshore, há algumas coisas que você precisa saber. Se você ainda não fez nada nesse sentido, está ficando para trás.
O que é investimento offshore?
Um investimento offshore é simplesmente um investimento feito fora do país de origem, no nosso caso fora do Brasil. Apesar da palavra offshore remeter a notícias de dinheiro na cueca, sonegação ou dinheiro ganho de forma ilícita, isso é pura falta de conhecimento. Vivemos num mundo interconectado hoje em dia, e esse tipo de investimento é mais fácil do que nunca e pode oferecer várias vantagens, desde taxas de maiores opções de alocações até a proteção cambial.
Como falei, a motivação dos nossos clientes para investir internacionalmente pode vir por várias razões. Algumas pessoas simplesmente abrem uma conta de investimentos no exterior para aproveitar as melhores oportunidades e investir diretamente em muitas teses que não estão disponíveis aqui no Brasil. Outros usam contas offshore para alocar seu dinheiro em uma moeda mais estável. E outros também buscam o mundo offshore com a finalidade de melhores soluções tributárias e sucessórias.
Não importa quais sejam suas razões para orientar seu cliente a começar a jornada para o mundo offshore, é importante fazer sua lição de casa antes de tomar qualquer decisão.
Companhia offshore
Além dos investimentos serem bastante diferentes do que estamos acostumados no Brasil, também temos uma questão importante para diversos clientes que é a necessidade de abertura de uma companhia. Nesse sentido, existem diversos países onde são incorporadas essas companhias e cada país tem diferentes peculiaridades que regem as companhias offshore, e você precisa entender as características antes de seguir em frente.
Como abrir uma companhia offshore
Se você está pensando em abrir uma empresa num país com benefícios fiscais, há algumas coisas que você precisa saber.
Primeiro, você precisará escolher uma jurisdição. Assim chamamos o país onde sua empresa estará localizada. Cada jurisdição entende aspectos importantes de maneiras distintas. Como por exemplo, algumas aceitam incluir uma clausula de sucessão diretamente no “contrato social”, outras se faz necessário um instrumento acessório na forma de um testamento.
Conclusão
Com certeza a decisão de internacionalizar parte dos investimentos é fundamental dependendo do perfil dos clientes que cuidamos. Porém, por acessarmos mercados diferentes do que estamos acostumados é fundamental entender o funcionamento, a tributação e outros detalhes fundamentais para prestar um excelente nível de serviço. Se o caminho passar pela abertura de uma companhia é importante escolher bem a jurisdição.
Se você tem interesse por investimentos internacionais, te convido para acompanhar os meus artigos diários da Jornada no Mundo Offshore.