Três aspectos importantes do novo Wealth Management

Em private banking, especificamente no segmento wealth management, três fatores críticos estão atualmente sendo transformados e mudando o cenário da assessoria financeira.

 

Novos Donos da Riqueza

Precisamos buscar conhecer quem são os novos donos da riqueza. Os nossos novos clientes tem diferentes perfis. Desde a geração Z até em muitos casos, os cônjuges que perdem seus parceiros. 

 

Encontramos atualmente fontes de riqueza totalmente novas que trazem novos tipos de clientes para nossos escritórios. Impressionante a quantidade de prospects que atendemos que estão passando por eventos de liquidez, um número crescente de empreendedores que saem das empresas que eles fundaram.

 

Todos os fundadores eventualmente deixarão suas empresas, e pode ter certeza, que é apenas uma questão de tempo para isso acontecer. Como muitas startups hoje também arrecadam dinheiro de investidores individuais, muitas vezes esses investidores já são nossos clientes, é natural que esses fundadores possam estar interessados em contar com nossos serviços e seguir uma jornada semelhante com a liquidez que estão para receber.

 

Além dos empreendedores, também existem tipos inteiramente novos de riqueza. Os jovens nativos do mercado das criptomoedas ou bilionários de bitcoin são um exemplo, e com mais mudanças nos sistemas financeiros, só podemos imaginar que outros tipos de riqueza surgiriam em breve.

Mudança nos Valores Pessoais

Ficamos felizes em ver que os clientes de wealth buscam cada vez mais valor além do retorno financeiro de seus investimentos. Foco e preocupações com os impactos ambientais, ou no nível social, olhando para fatores como diversidade, equidade e inclusão. 


Precisamos estar preparados pois esse desejo de melhorar é evidente ao nosso redor. Um sinal claro é o aumento da discussão a respeito de ESG entre muitos participantes tanto do mercado financeiro, quanto de todas as outras indústrias – mesmo que muito disso seja ainda apenas da boca para fora. Qual será a próxima tendência?


Existe cada vez mais a demanda por transparência e responsabilidade do mundo em geral. É recomendado para os clientes de perfil private que busquem se preparar para essas novas demandas e que seus portfólios de investimento reflitam suas boas intenções. Ninguém quer atualmente correr o risco de ser cancelado, não é mesmo?


Novas Formas de Investir

Muito antes de 1600, quando a Companhia Holandesa das Índias Orientais criou a Bolsa de Valores de Amsterdã. O mercado financeiro já viu de tudo. Em 1700 aC, os mesopotâmios ofereciam terras como garantia em troca de um projeto. Ao longo dos séculos, os investidores precificam tudo, desde especiarias, passando pelo aço até chegar às ações. 


Uma coisa é certa, não se iluda achando que investidores sofisticados estão apenas olhando para investimentos em bolsa de valores, mas também, buscando novas alternativas para diversificar suas carteiras.


Hoje há um foco significativo em alternativas e investimentos diretos, juntamente com novas classes de ativos e veículos que não estavam disponíveis até pouco tempo atrás. Já ouviu falar das SPACs? Na moda há três anos e estão chegando agora no Brasil. Além disso, os investimentos em tecnologias de criptografia, ativos digitais e blockchain aumentaram em popularidade nos últimos dois anos.


Conclusão

Se nós, como assessores financeiros, queremos oferecer o mais alto nível de serviço para clientes private, precisamos buscar antecipar os movimentos e olhar o mundo pelos seus olhos. Ao invés da visão do rato que está enfiada nos buracos dos detalhes de produtos financeiros, desenvolver a visão da águia que enxerga tudo de uma perspectiva superior capturando detalhes que escapam dos que não conseguem voar na mesma altura.