Tratamos nos artigos da semana anterior os bonds de uma forma prática sem ficar com aquelas sopas de letras e termos técnicos. É assim que busco falar para facilitar o entendimento. Caso você seja de mercado e prefira os termos técnicos ok, mas o perfil dos meus clientes são de pessoas muito ocupadas e extremamente focadas em suas carreiras, elas não tem tempo para ficar perdendo com esses detalhes.
- O que são os BONDs e como funcionam?
- Taxa de juros x Preço dos Bonds
- As diferenças entre bonds e ações
- Prós e contras ao investir em Bonds
- Bonds: Como investir
Em todo caso, algumas vezes nos deparamos com alguns textos ou notícias e acredito que seja importante que você saiba o que significam alguns dos principais termos da renda fixa internacional.
Por essa razão, preparei esse “glossário dos bonds“.
BOND = Título:
É a obrigação legal assumida entre um emissor (devedor) e um credor (investidor), ou seja, o bond = título de renda fixa é um contrato de dívida.
NAME = Nome:
Nome da empresa emissora dos bonds no mercado.
TICKER = Código:
Código do respectivo bond no mercado.
FACE VALUE = Valor de Face:
Também chamado de “valor nominal” ou “valor de resgate”, ele é o valor que o emissor devolverá ao credor no vencimento do título.
COUPON = Cupom:
Representa o valor financeiro (US$) dos juros pagos anualmente ao investidor, ou seja, os juros pagos pelo título pactuados entre o credor e o emissor (geralmente pagos semestralmente).
COUPON RATE = Cupom Rate:
É a taxa percentual pela qual será calculado o valor de cupom a ser pago ao investidor, sendo sempre aplicado sobre o valor de emissão e não sobre os valores negociados no mercado secundário.
Ex: Você comprou 1 bond par (100) e recebe $ 6,25 por ano, ou $ 3,125 a cada 6 meses (ou seja 6,25% x U$ 1.000,00 por ano ou 6,25%/2 por semestre).
OFFER PRICE = Preço do Título:
Representa o preço do bond, em termos de porcentagem (%) do valor de face (par), que o revendedor (mercado secundário) está pedindo ao investidor para pagar.
Ex: Ele pode estar sendo negociado a 97,14 (deságio) de um bond $1.000,00 = $ 971,40. Outro exemplo, você pode encontrar um bond a 103,12 que representa $1.031,20 (ágio).
DURATION = Prazo Médio:
A duration representa quanto tempo leva, em anos, para um investidor ser reembolsado pelo preço do bond sendo pago pelos fluxos de caixa totais do título.
MATURITY = Maturidade (Vencimento):
Não devemos confundir “MATURIDADE” com “PRAZO MÉDIO” do título. Maturidade é a data de vencimento do título, encerramento da dívida. Já o Prazo Médio leva em consideração todos os recebimentos de juros pagos.
OBS: Títulos sem Cupom, possuem Maturidade e Prazo Médio Iguais.
OFFER YTM % = Taxa de Retorno:
O Yield to Maturity (YTM), também conhecido como Yield to Offer, é a taxa interna de retorno (TIR) de um bond, se o investidor segurá-lo até o vencimento. Resumindo, é o rendimento que o investidor irá receber da data da compra até o vencimento, quando receber todos os pagamentos de juros e o principal.
RATING = Avaliãção de Risco:
Representa a qualidade da dívida emitida segundo agências de risco internacionais. Quanto melhor a classificação de risco de um bond, naturalmente menor será a taxa de juros que ele carregará, assim como, quanto pior a avaliação de risco do título, maior será o juros pago naquela emissão.
OBS: Bonds com classificação acima de “BBB-“, segundo a Standard & Poor’s, e “Baa3”, pela Moody’s são considerados como grau de investimento (Investment Grade). Já os famosos "Junk bonds", ou High Yield (H.Y.) possuem avaliações mais baixas e tendem a pagar mais juros devido aos elevados riscos.
Bonds, renda fixa internacional é um assunto pouco dominado aqui no Brasil. Frequentemente recebo perguntas de clientes e inclusive de assessores aqui no escritório. Caso você tenha ainda com alguma dúvida, fique a vontade para deixar seu comentário que terei o maior prazer em orientá-lo.
Se gostou, aprendeu algo novo, compartilhe com quem acredita que também pode se interessar.