o que é Home Bias

Home bias é o fenômeno no qual os investidores tendem a investir mais em empresas e ativos de seu próprio país, em vez de diversificar sua carteira globalmente. Essa é uma das razões que leva o investidor iniciante a evitar os investimentos internacionais. Como eu explico para os meus clientes, é a tendência das pessoas de “ficarem no quentinho”, permanecer na zona de conforto, embaixo das cobertas ao invés de levantar a cabeça e descobrir o mundo. Isso pode ser explicado com alguns exemplos simples:

  • Um investidor brasileiro que possui a maioria de sua carteira de investimentos em ações de empresas brasileiras e títulos do governo brasileiro, em vez de investir em empresas e títulos de outros países.
  • Um investidor americano que tem a maioria de sua carteira em ações de empresas americanas e títulos do governo americano, em vez de investir em empresas e títulos de outros países.

A “home bias” pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo preferência por investir em empresas e títulos que os investidores entendem melhor, bem como a crença de que as economias e os mercados financeiros de seu próprio país são mais previsíveis e menos voláteis do que os de outros países. No entanto, essa tendencia pode limitar o potencial de retorno dos investimentos. A diversificação globalmente pode ajudar a mitigar o risco e aproveitar oportunidades de investimento em diferentes economias e mercados.

É importante lembrar que, assim como qualquer investimento, há riscos envolvidos na investimento internacional. Diversificar sua carteira, fazer sua pesquisa e consultar um profissional financeiro podem ajudar a minimizar esses riscos.