As diferenças entre bonds e ações

Qual é a diferença entre bonds e ações?

Um bond é um tipo de investimento assim como uma ação. Porém, as ações, ao contrário dos títulos, representam um pequeno pedaço de uma empresa. Já os bonds, como já entendemos anteriormente, são um empréstimo a uma empresa, banco ou governo.

Os detentores de bonds normalmente recebem pagamentos predeterminados de juros e o valor emprestado é recebido de volta na data de vencimento do título. Por outro lado, os retornos aos acionistas são menos certos e dependem substancialmente do sucesso financeiro da empresa.

Risco e Volatilidade

As ações geralmente são mais arriscadas e mais voláteis do que os títulos, o que faz sentido, já que os títulos tendem a pagar retornos pré-definidos, enquanto a ser dono de um pedaço de uma empresa está sujeito a muito potencial de alta, porém também ao risco de queda.

Os investidores de ações precificam ativamente o potencial de alta ou o risco de queda de uma ação sempre que os mercados estão abertos, o que pode levar a muita volatilidade, especialmente quando as expectativas estão mudando. Os bonds, como já vimos, também são precificados, por exemplo, de acordo com as taxas de juros do mercado e qualidade do crédito.

Não quero complicar muito, mas também é importante saber que, nos casos de insolvência de uma empresa, os titulares da dívida têm direitos prioritários e serão pagos antes dos acionistas.

Pagamentos de Cupons x Dividendos

A maioria dos títulos vem com pagamentos de cupons semestrais. Mas também podemos encontrar emissões com pagamentos uma vez por ano, uma vez por trimestre ou até mesmo uma vez por mês. Por outro lado, as ações podem ou não pagar dividendos, e quando pagam geralmente é feito trimestralmente.

Ciclo de vida de uma ação versus um título

Por fim, é interessante entendermos a diferença a respeito de prazos. Quando o bond vence, o emissor paga o principal de volta ao investidor. Já no caso das ações, geralmente são negociadas em perpetuidade, ou seja, sem vencimento. Nesse caso, para ter o principal de volta você precisa vender a mercado suas ações, a menos que a empresa as compre de volta ou a empresa esteja sujeita a uma oferta de aquisição.

Se você aprendeu algo interessante, com certeza alguém também irá aprender. Compartilhe o conhecimento 🙂